Comunistas exigem outra lei de financiamento

JCP contra aumento <br>de propinas

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP manifestou-se, no início da semana, contra o aumento das propinas no próximo ano lectivo.

Segundo notícias avançadas recentemente, a propina mínima aumentará 32,5 euros e a máxima cinco euros, perfazendo um valor de 689 euros e 1068 euros, respectivamente.

Para a JCP, «a propina é um enorme entrave à entrada e permanência dos estudantes no Ensino Superior, de que são prova os milhares de jovens que todos os anos são obrigados a abandonar o seu curso por falta de condições financeiras», sendo «inaceitável que se transfira, mais uma vez, os custos da educação para os estudantes e suas famílias».

Conhecendo esta realidade, o PCP vai apresentar, em breve, um conjunto de propostas no sentido de implementar no Ensino Superior uma outra lei de financiamento, que garanta as necessidades de funcionamento, investimento e desenvolvimento das instituições e que revogue as propinas.

Na Assembleia da República, o Partido vai ainda defender o congelamento do valor das propinas; a isenção de pagamentos de Acção Social Escolar a estudantes bolseiros; a anulação dos efeitos em caso de atraso ou incumprimento do pagamento de propinas; a reposição do desconto de 50 por cento no passe de transporte para estudantes e a sua gratuitidade para bolseiros.

Jantar no Porto

No dia 28, dezenas de estudantes do Ensino Superior da região do Porto participaram num jantar organizado pela JCP. No dia 9 de Abril terá lugar a 6.ª Assembleia da Organização do Ensino Superior do Porto da JCP, com o lema «Reforçar, organizar e lutar – Pelo Ensino Superior que temos direito!».




Mais artigos de: Nacional

Carta a António Costa

A Confederação MURPI manifesta a sua profunda preocupação com a grave situação em que vivem milhares de reformados e pensionistas em Portugal.

Luta no Algarve

As comissões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve vão realizar acções de luta junto de alguns centros de saúde da região, no dia 12, e dos hospitais de Faro, Lagos e do Barlavento Algarvio, no dia 13.

Superior para todos

Num abaixo-assinado dirigido ao Governo, os estudantes do Ensino Superior reclamam melhores condições e «mais e melhor Acção Social Escolar» (ASE).

Força de bloqueio a direitos

Para o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a decisão do Presidente da República (PR) de devolver para apreciação à Assembleia da República (AR) os decretos nº 6/XIII e nº7/XIII, relativos, respectivamente, à exclusão da ilicitude na...

CDU mantém votação

Nas eleições autárquicas intercalares para a Câmara Municipal que decorreram no dia 24 de Janeiro em São João da Madeira, a CDU manteve a sua votação, garantindo a continuidade do seu empenho na defesa dos sanjoanenses. A coligação PSD/CDS obteve...

Combater a obesidade infantil

Amanhã, 5, vai ser discutido na Assembleia da República um Projecto de Lei do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que visa regular a publicidade a produtos alimentares, dirigidos a crianças e jovens, alterando o Código da Publicidade. «Vários estudos assinalam o...